sábado, 4 de janeiro de 2014

OvernightOats

Overnight quê?
Overnightoats são, como o nome indica, aveias preparadas de um dia para o outro. Parece confuso mas, na realidade, agiliza muito o ritmo das manhãs com saídas às pressas para ir trabalhar. O pequeno almoço será preparado na véspera, o tempo suficiente para as diferentes camadas fundirem os sabores e tornarem estas overnightoats ainda mais agradáveis.
Inspirada pelo blog da OuiOui Saudável e por ver nestas Overnightoats uma refeição saudável, completa e rápida, decidi experimentar. A  ideia consiste em alternar camadas de fruta (fibras e vitaminhas), com cereais (hidratos de carbono), com sementes (gordura, fibras) e com iogurte (proteínas).

Não sendo uma refeição hipocalórica, o que não é de todo o meu objectivo, é uma refeição saudável, rica em vitaminas, hidratos, proteínas e gorduras boas.

Uma combinação possível é:



Camadas:
  1. Amêndoas laminadas (topo)
  2. Iogurte magro + sementes de chia
  3. Puré de maçã, banana e canela*
  4. Cereais integrais
  5. Iogurte magro + sementes de chia
  6. Aveia + leite de aveia
  7. Puré de maçã, banana e canela* (base)

Claro que há infindáveis combinações e a seu tempo, irei partilhar mais.

O puré de maçã, banana e canela fiz eu.
Cozi duas maçãs com casca juntamente com meia banana, sumo de meio limão e um pau de canela para aromatizar. No final retirei o pau de canela e reduzi a fruta a um puré. Se preferirem podem acrescentar um pouco de adoçante mas, eu não achei necessário.

DICAS:
Para o iogurte ganhar mais consistência deve-se juntar-lhe sementes de chia (adicionar 1 c.sopa de chia, colocar 1hora no frigorífico). O iogurte pode ser normal ou grego mas, idealmente magro.
A aveia mistura-se com leite (3 c.sopa cheias de aveia para 6 c.sopa de leite e colocar 1hora no frigorífico). Eu usei "leite" de aveia mas podem usar de côco, de amêndoa, de arroz ou mesmo de vaca com ou sem lactose.

____________________________
Mais sobre as overnightoats AQUI

2 comentários:

  1. Anita.. Amei a receita! Como ando sempre a mil para sair de casa de manhã, como muito mal e à pressa.. Vou adotar a tua ideia!
    Beijinhos Gaby

    ResponderEliminar
  2. São só espectaculares... e podes ir variando os ingredientes, dentro da mesma onda... Para mim o melhor é mesmo acordar e ter tudo pronto!

    Eheheheh
    Beijinho

    ResponderEliminar